
Após a Toyota descontinuar o Yaris Hatch no mercado brasileiro e anunciar oficialmente que não haverá uma nova geração do Yaris hatchback, o Aygo X se destaca como o novo veículo de entrada que vai superar a concorrência.

Mudanças na Estratégia da Toyota: Fim do Yaris Hatch
A notícia de que o Yaris Hatch não receberá uma atualização entristeceu muitos, mas no final das contas, o segmento dos hatchbacks não é mais tão rentável, levando a Toyota a concentrar seus investimentos na nova geração do Sedan e de seu SUV compacto. Como resultado, o Brasil perderá, nos próximos anos, o Yaris como opção de veículo de entrada da montadora japonesa.

Aygo X: Preenchendo a Lacuna de Forma Ideal
A plataforma GB, ao contrário da TNG, é focada em veículos compactos, como o Aygo. O Aygo X é notavelmente menor que os modelos produzidos na plataforma TNG, como o Yaris Sedan e o Yaris Cross. O Aygo X tem dimensões compactas, com 3,70 metros de comprimento, 2,43 metros de entre-eixos, 1,67 metros de largura, 1,51 metros de altura e peso leve de 980 quilogramas. Além disso, possui um porta-malas com capacidade de 261 litros.

Design Atraente e Personalização
O Aygo X possui um design atraente e elegante, com opções de personalização de cores para a carroceria. Na frente, tem detalhes em cinza no para-choque, moldura em Black Piano para as luzes de neblina e faróis full LED adaptáveis. O teto tem uma aparência flutuante e as versões de topo podem ter rodas de até 18 polegadas com acabamento diamantado. Na traseira, combina pintura prateada na tampa do porta-malas e na coluna C, spoiler integrado, detalhes em cinza no para-choque e lanternas com design aerodinâmico e luzes de posição em LED.

Motorização e Consumo de Combustível
O Aygo X atualmente vem com um motor aspirado de três cilindros movido a gasolina, entregando até 72,2 cavalos de potência, com o torque não especificado. As opções de transmissão incluem manual de cinco marchas ou CVT. Destaca-se pelo excelente consumo de combustível, podendo chegar a 21,88 km/l com o CVT em uso misto. Há expectativa de uma versão GR esportiva híbrida mais potente no futuro, prometendo desempenho excepcional e eficiência energética, com previsão de lançamento para 2024.

Interior com Qualidade e Tecnologia
O interior do Aygo X se destaca por seu acabamento de qualidade e materiais de primeira, embora o espaço interno seja um tanto restrito. Possui diversas comodidades, como chave presencial, sistema de climatização digital, carregamento sem fio para celulares, bancos dianteiros aquecidos e retrovisores com rebatimento elétrico. Conta com um volante multifuncional, um painel digital configurável de até nove polegadas, sistema de som Premium da JBL e teto solar de lona, atendendo às preferências do público jovem.
O sistema de entretenimento é semelhante ao da SW4 e do Corolla no Brasil, incluindo uma tela de nove polegadas com recursos como câmera de ré, GPS e conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Segurança e Recursos Adicionais
Em termos de segurança, atende às rigorosas normas europeias, com freios a disco, ABS, controles de tração e estabilidade, quatro airbags e sistema de controle dinâmico de chassi. Versões mais avançadas oferecem recursos adicionais, como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

Concorrência e Estratégias de Mercado
A entrada da BYD no mercado com preços competitivos tem impactado as vendas de marcas tradicionais como a Toyota. Prevê-se que a fabricação nacional dos veículos chineses comece em 2024. Em resposta, a Toyota lançará o Seagle, um hatch elétrico fabricado no Brasil, com preço estimado em torno de R$100.000,00. O Aygo X competirá diretamente com o Seagle, oferecendo preços similares, mas pode atrair consumidores que ainda têm preconceito em relação aos veículos elétricos e chineses.
Posicionamento no Mercado e Possíveis Preços
O Aygo X não está na mesma categoria que modelos como Mobi, Kwid ou C3, destacando-se pela sofisticação. Seu principal concorrente é o próprio Aygo. Embora seu lançamento no Brasil ainda não tenha confirmação oficial, é um dos carros com maior probabilidade de chegar ao mercado nos próximos anos para competir no segmento de veículos econômicos e eficientes, em alta demanda.
Com a recente revolução dos veículos eletrificados no Brasil, o Aygo X poderia ser comercializado por valores estimados entre R$ 90.000 e R$ 110.000, mantendo-se competitivo em relação ao Seagle e sem invadir a faixa de preços do Yaris Cross.