
Porsche Macan Elétrico: Quatro Novas Versões Confirmadas
A Porsche anunciou novas versões do Macan elétrico, que chegará ao Brasil no último trimestre de 2024, totalizando quatro variantes. Duas dessas versões já foram homologadas no país e tiveram seus alcances registrados pelo Inmetro.
Ambas as variantes compartilham uma bateria de 100 kWh, mas, devido às diferenças de potência, a autonomia varia. O Macan 4, equipado com tração integral e dois motores elétricos que somam 408 cv e 66,3 kgfm, oferece uma autonomia de 443 km com uma carga completa. Já o Turbo, que entrega impressionantes 638 cv e 115,2 kgfm, roda um pouco menos, com uma autonomia de 435 km.
O novo Macan está em pré-venda no Brasil desde março, com preços a partir de R$ 580 mil.

Mercedes-Benz G580 EQ: A Revolução Elétrica do Classe G
A icônica Mercedes-Benz Classe G, conhecida por suas versões a gasolina e diesel ao longo dos últimos 40 anos, agora ganha uma variante elétrica homologada no Brasil: o G580 EQ. Este novo modelo é equipado com quatro motores elétricos que, juntos, entregam uma potência de 587 cv e um torque impressionante de 118 kgfm. Comparado ao atual V8 vendido no país, o G580 EQ é 2 cavalos mais potente e oferece 33 kgfm a mais de torque.
Com a introdução da versão elétrica, o Mercedes-Benz Classe G atinge novos patamares de desempenho. O G580 EQ acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 180 km/h. Equipado com baterias de 116 kWh, o modelo oferece uma autonomia de 369 km, recebendo nota A em eficiência energética, algo impensável para qualquer motor V8.
No entanto, os entusiastas brasileiros terão que esperar um pouco mais para ver o Classe G elétrico nas ruas. Apesar de homologado, a Mercedes-Benz confirmou que o lançamento do G580 EQ não ocorrerá em 2024, mas sim no primeiro trimestre de 2025.

Hyundai Palisade: O Gigante da Montadora Sul-Coreana
Lançado em dois mil e dezoito, o Hyundai Palisade surgiu como o maior carro da história da montadora, impressionando com suas dimensões: 4,98 metros de comprimento, 1,98m de largura, 1,75m de altura e uma distância de entre-eixos 2,90m. Sua chegada ao Brasil ocorrerá apenas dois anos antes de uma nova geração ser revelada no exterior.
Mesmo assim, o SUV de oito lugares – sim, a terceira fileira comporta até três pessoas – foi registrado no Brasil em duas versões, Signature e Ultimate. Contudo, isso não garante que ambas serão disponibilizadas para o mercado brasileiro.
O Inmetro confirmou que o Hyundai Palisade será equipado com um motor V6 de 3,8 litros a gasolina. Esse propulsor gera uma potência de 295 cv e um torque de 36,1 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas.
Segundo a Hyundai, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 230 km/h. O Inmetro homologou o modelo com um consumo urbano de 7,3 km/l e rodoviário de9,9 km/l.

Nissan Townstar: A Van Elétrica Surpreendente
A van elétrica Nissan Townstar é o modelo mais inusitado da lista de lançamentos antecipados. No entanto, há razões para acreditar que seu lançamento possa realmente acontecer. A principal delas é que este veículo comercial leve é, na verdade, a versão japonesa do Renault Kangoo E-Tech, já disponível no Brasil.
A diferença entre os dois furgões está apenas nos emblemas, pois compartilham a maior parte das peças da carroceria, o motor elétrico de 120cv e 25kgfm, além das baterias de 45 kWh.
Consequentemente, a autonomia registrada pelo Inmetro também é de duzentos e dez quilômetros, exatamente a mesma da versão Renault. Quando questionada, a Nissan foi evasiva, afirmando que “não comenta planos e que é comum a empresa registrar todos os seus produtos para garantir e proteger sua propriedade”.

Volvo EC40 e EX40: Evolução dos SUVs Elétricos
Os novos Volvo EC40 e EX40, que substituem os já conhecidos C40 e XC40, trazem não apenas uma mudança de nomenclatura, mas também novidades na autonomia dos SUVs elétricos.
As versões com motor traseiro e tração nas rodas posteriores oferecem 238 cv de potência e são equipadas com uma bateria de 69 kWh. A autonomia do C40, agora EC40, permanece em trezentos e oitenta e cinco quilômetros, embora a eficiência energética tenha piorado, passando de 0,49 MJ/km para 0,51 MJ/km. Já a transição do XC40 para o EX40 resultou em uma ligeira perda de autonomia, reduzindo de 367 km para 364 km.
Para as versões com tração integral, dois motores e 408 km, as mudanças são ainda mais perceptíveis. A bateria de 78 kWh, que anteriormente proporcionava uma autonomia de 348 km no XC40 e 353 km no C40, agora rende 393 km no EX40 e 404 km no EC40.
Além disso, o Inmetro revelou que a Volvo registrou as versões Performance Black para ambos os SUVs, contradizendo a própria fabricante, que havia descartado essas configurações para o mercado brasileiro há cerca de um mês.
