LEXUS UX 250H: O SUV HÍBRIDO QUE DESAFIA BMW, AUDI, VOLVO E MERCEDES-BENZ

Há vida no segmento premium além de BMW, Audi, Volvo e Mercedes-Benz? A resposta é sim, e a Lexus, como divisão de luxo da Toyota, tem uma entrada interessante com o Lexus UX 250h. Lançado em 2019 e atualizado em 2023, este SUV híbrido destaca-se por suas dimensões compactas, design elegante, acabamento de qualidade e alto nível de tecnologia.

O Lexus UX250h é o menor veículo da marca e, embora possa parecer um hatchback, é classificado como SUV – como muitos outros em nosso mercado. À primeira vista, o UX pode parecer mais um hatch alto, o que o diferencia dos SUVs mais tradicionais e volumosos. Essa característica confere ao UX um visual único e o torna uma opção atraente para quem procura um veículo premium compacto que foge do comum.

Com luxo, mas a confiabilidade Toyota

Lançado em 2019, o UX rapidamente se tornou a porta de entrada para a Lexus, atraindo um público que aprecia o Toyota Prius, mas que valoriza mais o refinamento e o segmento premium. Em 2022, a marca reforçou essa identidade híbrida, tornando o UX exclusivamente eletrificado.

O UX 250h compete no segmento de modelos como Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X1, todos mais caros que o SUV compacto de luxo da Toyota, e com propostas distintas. No entanto, o modelo japonês se destaca pelo design único, alta qualidade de construção e acabamento de bom nível.

Com motorização exclusivamente híbrida, o UX 250h é construído sobre a plataforma GA-C. O sistema híbrido combina um motor 2.0 aspirado com um motor elétrico, resultando em uma potência combinada de 184 cv. O modelo oferece três modos de condução: Normal, ECO e Sport.

O design externo é marcado por linhas angulosas e uma aparência robusta. O carro transmite refinamento e impressiona mais ao vivo do que nas fotos. Embora possa não agradar a todos, é inegável que possui personalidade. Ponto positivo.

Internamente, destaca-se o cuidado com o acabamento, a qualidade dos materiais e o design sofisticado. A Lexus não decepciona com a cabine, que apresenta uma variedade de texturas: couro sintético macio nos painéis das portas, plásticos texturizados de bom gosto e preto brilhante ao redor da tela de informação e entretenimento. O ambiente é moderno, embora os pinos de travamento das portas, um pouco datados, ainda estejam presentes.

Os bancos dianteiros, revestidos em NuLuxe – uma opção mais ecológica, mas com a aparência do couro – , possuem aquecimento e ventilação na versão Luxury. Outros recursos incluem carregamento sem fio para smartphones e um head-up display completo. Na atualização mais recente, a Lexus aprimorou os itens de segurança com o pacote Lexus Safety System (LSS), que inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de faixa, sistema de colisão frontal, farol alto automático, alerta de tráfego traseiro e alerta de ponto-cego.

Ao volante do UX 250h, a sensação inicial é de controle total. A suspensão lida bem com pisos irregulares sem comprometer o conforto, e a dinâmica geral supera as expectativas: o SUV compacto é bem calibrado, com pouca rolagem da carroceria nas curvas e firmeza nas retas, semelhante a um hatch. Na estrada, destaca-se pela excelente estabilidade, mesmo em velocidades mais altas.

No uso diário, é evidente que o conjunto motor 2.0, unidade elétrica e câmbio CVT trabalha de maneira harmoniosa. Não há conflitos: a transição entre os modos elétrico e combustão é suave e quase imperceptível, com entrega progressiva de potência. Em trânsito intenso ou em vias de baixa velocidade, o sistema híbrido prioriza o motor elétrico sempre que possível, contribuindo para a economia de combustível. Em velocidades mais altas, o motor a combustão assume, garantindo um desempenho satisfatório.

E, como estamos falando de um modelo híbrido, o consumo é um dos pontos mais importantes. Nesse quesito, o UX 250h não decepciona, atendendo bem às expectativas para um SUV desse porte e faixa de potência. Mesmo utilizando o modo Eco na maior parte do tempo, o desempenho não é comprometido, favorecendo a eficiência. Já o modo Sport prioriza o motor 2.0, aumentando um pouco o consumo.

Durante a avaliação, o UX 250h marcou 14,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, bons números, próximos dos dados anunciados pela fábrica para uso rodoviário e um pouco inferiores na condução urbana (16,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada). No entanto, cabe uma ressalva: o rendimento urbano pode variar bastante conforme o tipo de uso e a topografia (no nosso caso, variou entre 13 km/l e 15 km/l). Com um tanque de 43 litros de combustível, o sistema híbrido proporciona uma autonomia de 600 km na cidade e 625 km na estrada.

O Lexus UX 250h é um bom produto. Vendido pela Lexus como SUV/crossover, ele pode ser criticado pelo espaço limitado no banco traseiro, capacidade do porta-malas de 234 litros e altura de rodagem um pouco baixa para um carro dessa categoria, mas esses aspectos não comprometem significativamente. No entanto, se considerarmos o UX 250h como um hatchback elevado, o que é mais apropriado, ele se destaca pelo desempenho dinâmico, pouca rolagem da carroceria, excelente estabilidade e dirigibilidade geral. Além disso, oferece ótima qualidade de construção, acabamento refinado e recursos avançados de segurança.

O preço de R$ 313.990 da versão Luxury não é exatamente acessível, mas coloca o Lexus UX 250h em uma posição favorável em relação aos concorrentes de marcas premium, como o Mercedes-Benz GLA ou o BMW X1, considerando os equipamentos oferecidos. No entanto, é importante lembrar que os alemães têm uma abordagem mais tradicional de SUV, o que pode ser visto como uma vantagem ou desvantagem, dependendo do ponto de vista. Levando tudo isso em consideração, o UX 250h pode ser uma escolha interessante para quem busca algo diferente e que também oferece uma experiência cativante ao volante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *