COROLLA 2026: NOVO HÍBRIDO PLUG-IN COM AUTONOMIA DE 2.100 KM

A nova geração do Toyota Corolla já está no horizonte, com lançamento previsto para 2026. A expectativa é que o modelo venha equipado com a próxima geração de motores da marca, desenvolvidos em colaboração com Subaru e Mazda. Assim, além de um sistema híbrido convencional (HEV), o carro também contará com uma nova opção híbrida plug-in (PHEV) na 13ª geração, podendo alcançar uma autonomia de até 2.100 km.

Para atingir esse objetivo, a fabricante japonesa precisará superar a eficiência térmica de 40% dos seus motores atuais, além de buscar ultrapassar os 46,06% anunciados pela chinesa BYD com seu motor PHEV de 1,5 litro. Segundo a Toyota, o objetivo é oferecer um veículo mais “realista e prático”, e, dessa forma, o motor terá a melhor eficiência térmica do mundo.

Além disso, esses motores serão compatíveis com combustíveis neutros em carbono, como o hidrogênio, além de outros combustíveis como gasolina e diesel. Serão dois tipos de motores: um 1.5, disponível nas versões aspirada e turbo, e um 2.0, exclusivamente turbo.

Até agora, a Toyota não divulgou mais detalhes. No entanto, segundo o site japonês Best Car, espera-se que o motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, que será 10% mais compacto em comparação ao atual motor de três cilindros, produza cerca de 130 cv de potência e 15 kgfm de torque. O portal também menciona uma versão para o sistema híbrido com 100 cv.

Na versão 1.5 turbo, espera-se um desempenho em torno de 180 cv e 23 kgfm de torque. Vale mencionar que esse motor deve substituir o atual 2.5 aspirado, oferecendo uma promessa de 30% a mais de eficiência. No entanto, no momento, não há mais informações sobre o sistema híbrido plug-in.

O que esperar da nova geração do Corolla?

Em termos de design, a nova geração do Toyota Corolla deve ser inspirada na linha Crown, vendida em outros mercados, e no novo Prius, de acordo com a projeção do perfil Theottle. O sedã será mais baixo, visando melhorar a aerodinâmica. A linguagem de design será certamente mais moderna, e a Toyota menciona até o uso da plataforma TNGA-K, diferente da TNGA-C utilizada no Corolla atual.

Vale mencionar que, ao contrário do Brasil, onde o Corolla está disponível nas versões sedã e SUV com o Corolla Cross, o portfólio do modelo no Japão ainda inclui as carrocerias hatchback e perua. Espera-se que a nova geração chegue ao mercado brasileiro por volta de 2027, já que a Toyota já está testando a mecânica no país.

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