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Após grande expectativa, a Citroën revelou o visual definitivo do SUV Coupé Basalt, um modelo que promete inovar o mercado brasileiro com seu design arrojado e moderno. O Basalt fará sua estreia no mercado nacional no último trimestre do ano, aproximando-se do público brasileiro que já aguardava ansiosamente por esta novidade. A produção comercial do Basalt está prevista para iniciar entre agosto e setembro, garantindo que o modelo esteja disponível para compra a tempo do seu lançamento oficial.
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Programa C-Cubed e Motorização
O Basalt é o terceiro veículo desenvolvido no âmbito do Programa C-Cubed da Citroën, que já apresentou ao mercado os modelos C3 e C3 Aircross, ambos bem recebidos pelo público e pela crítica. A fabricação do Basalt ocorrerá na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro, reafirmando o compromisso da Citroën com o mercado brasileiro e a importância estratégica desta unidade de produção.
O Citroën Basalt virá equipado com um motor 1.0 Turbo Flex 200, que oferece uma combinação eficiente e robusta de desempenho e economia. Este motor estará acoplado a um câmbio CVT que simula sete marchas, proporcionando uma condução suave e confortável. O motor 1.0 Turbo Flex 200 oferece 130 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 125 cavalos com gasolina. O torque é consistente em 20,4 kgf.m, independentemente do combustível utilizado.
A Citroën estuda a possibilidade de lançar uma versão mais potente, equipada com um motor 1.3 Turbo Flex 270. Esta versão entregaria 185 cavalos de potência e um torque de 27,5 kgf.m, combinados com um câmbio automático de seis marchas.
Caso a versão avançada seja lançada, poderá contar com recursos extras como teto solar panorâmico e acabamento interior mais refinado, agregando valor e atratividade ao modelo.
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Design Externo
Na dianteira, o Basalt compartilha elementos de design com o C3 Aircross, mas com toques únicos que o diferenciam, como um para-choque na cor da carroceria e entradas de ar com detalhes cromados que conferem sofisticação.
O perfil lateral do Basalt exibe um design exclusivo com estampagens das portas semelhantes às do C3 Aircross, mas com caixas de rodas e molduras mais angulares, acentuando sua presença visual.
A traseira do Basalt destaca-se pela tampa do porta-malas integrada ao vidro e um aerofólio sutil, além de rodas de liga leve com design atraente. As lanternas traseiras, com desenho exclusivo, invadem a tampa do porta-malas, enquanto o para-choque tem pintura que segue a cor da carroceria nas extremidades.
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Interior e Segurança
Até o momento, a Citroën não divulgou imagens do interior do Basalt. No entanto, espera-se que siga o padrão do C3 Aircross, com possíveis melhorias. O interior deverá incluir ar-condicionado digital em versões mais sofisticadas e uma chave tipo “canivete” para maior praticidade. Uma mudança esperada é a realocação dos comandos dos vidros elétricos traseiros para as portas, visando maior comodidade para os ocupantes.
O Basalt vem equipado com diversos recursos de segurança, incluindo quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, e sistema de fixação Isofix para cadeirinhas infantis, garantindo a segurança dos passageiros.
Apesar de uma completa gama de medidas de segurança passiva e ativa, o Basalt não contará com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, mantendo o foco na segurança tradicional.
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Versões e Preços
O Citroën Basalt estará disponível em duas versões: Feel e Shine, atendendo diferentes preferências e necessidades dos consumidores. Os preços do Basalt variam entre R$ 110.000 e R$ 125.000, posicionando-o como uma opção competitiva no mercado de SUVs.
O lançamento do Basalt marcará o fim da era do C4 Cactus no mercado brasileiro. Embora o C4 Cactus continue em produção até o final de 2024, a partir de 2025 ele deixará de ser fabricado, encerrando um capítulo significativo na história da Citroën no Brasil.