FIAT LANÇA O GRANDE PANDA: CONHEÇA O NOVO COMPACTO QUE SUBSTITUIRÁ O ARGO NO BRASIL

A Fiat vem mencionando há algum tempo a criação de uma nova linha de veículos, e entre eles estará um compacto destinado a substituir o Panda na Europa, servindo também como inspiração para o sucessor do Argo no Brasil. Após ser apresentado inicialmente como um conceito, agora surgem as primeiras imagens oficiais e o nome do modelo: Apresentamos o Grande Panda.

Com isso, a Fiat está claramente diferenciando o novo modelo do antigo Panda, que seguirá em produção com motor a combustão até pelo menos dois mil e vinte e seis. O “Grande Panda” traz à memória o Grande Punto de 2005, que também esteve em produção por um curto período junto com seu antecessor.

Nova Família de Modelos

Isso oferece à Fiat a oportunidade de desenvolver veículos que compartilharão a mesma filosofia e tecnologia, com uma plataforma global única, que suporta motorizações a combustão, híbridas ou elétricas. No entanto, cada região deve ter algumas particularidades em relação ao design, equipamentos e motorização, com predominância dos híbridos-flex no Brasil, por exemplo.

Projetado no Centro Stile em Turim, Itália, o Fiat Grande Panda pertence ao segmento B e tem um comprimento de 3,99 metros, similar ao do Fiat Argo e muito próximo do Citroën C3 europeu, que mede 4,01 metros. É provável que o Grande Panda adote faixas de preços semelhantes às desses modelos em seus respectivos mercados, bem como as opções de motorização.

MOTORIZAÇÃO e DESIGN

O Grande Panda deve utilizar os motores da linha Firefly no Brasil, incluindo as versões 1.0 e 1.3, além de uma opção 1.0 turbo flex de 130 cavalos com sistema Bio-Hybrid de 12 volts e câmbio CVT. Na Europa, espera-se uma versão totalmente elétrica com 113 cv e um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv. Ainda não está claro se o motor básico a gasolina de 101 cv do Citroën C3 será incluído em algum momento.

O design da carroceria do Grande Panda se diferencia com sucesso do C3, incorporando elementos estilísticos do icônico modelo antecessor. Com uma aparência robusta e claramente estruturada, o Grande Panda ostenta o típico design italiano. A combinação de linhas marcantes e superfícies fortes é destacada ainda mais pelos arcos das rodas pronunciados. Nota-se que o modelo mantém o que a Stellantis chama de “atitude SUV”, com elementos que lembram um utilitário esportivo.

A parte dianteira é especialmente impressionante: linhas retas envolvem a grade quadrada do radiador, enquanto a proteção inferior implícita reforça o caráter robusto do novo Fiat Grande Panda. A assinatura das luzes de circulação diurna é composta por pixels horizontais dispostos em um padrão xadrez, remetendo ao conceito apresentado em fevereiro de 2024.

Homenagens ao Panda Clássico

A silhueta do novo Fiat Grande Panda evoca seu antecessor icônico da década de 80, um efeito ainda mais marcante pelos trilhos no teto. A inscrição tridimensional “PANDA” nas superfícies das portas é uma surpreendente homenagem ao clássico Fiat Panda 4×4. Os elementos pretos e quadrados nas colunas C têm um efeito tridimensional: dependendo do ângulo de visão, exibem a palavra “FIAT” ou o logotipo da marca composto por quatro barras.

A traseira também apresenta um visual marcante. A proporção entre a área das janelas, a seção da carroceria e o para-choque foi projetada para simbolizar proteção e estabilidade. As letras “FIAT” na porta traseira homenageiam o histórico Fiat Panda, e as lanternas traseiras também evocam o modelo clássico.

O novo Fiat Grande Panda vem equipado com rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado. O X central nas rodas faz referência às geometrias da década de 80, combinadas com um estilo futurista

Perspectivas para o Brasil

Ainda não se sabe exatamente quando e a que preço o Grande Panda chegará ao mercado. Até o momento, a única informação vaga é que “será lançado primeiro na Europa, no Oriente Médio e na África”. A Fiat também não revelou nenhuma imagem do interior. Provavelmente, mais detalhes serão divulgados em 11 de julho de 2024, durante as comemorações do grande aniversário da Fiat.

No caso do Brasil, o carro pode não chegar exatamente com este design, mas algo muito próximo. A Fiat tem falado há tempos sobre a unificação da linha europeia com a brasileira, buscando aprender com o sucesso da marca no país. O lançamento está previsto para ocorrer até 2026, conforme confirmado na apresentação para acionistas realizada este mês.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *