A CHEGADA DO NOVO PEUGEOT 2008 AO BRASIL: TUDO SOBRE O SUV COMPACTO

O SUV compacto Peugeot 2008 já tem sua chegada confirmada ao Brasil. Ele competirá diretamente com modelos como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. O novo Peugeot 2008 não é um lançamento recente globalmente, pois foi apresentado ao mercado no final de 2020, durante o auge da pandemia. Naquele período, a Peugeot pouco investia no mercado brasileiro e oferecia veículos bastante desatualizados. Em 2020, a Stellantis ainda não existia, e a PSA não possuía capacidade para produzir a nova geração do sofisticado Peugeot 2008 na Argentina.

Com a fusão da FCA e PSA formando o grupo automotivo mais poderoso da atualidade, a Peugeot confirmou a produção do novo SUV na América Latina. Especificamente, a fabricação será na Argentina, e o modelo chegará em breve ao Brasil, desafiando os SUVs compactos mal acabados e superfaturados que dominam o mercado brasileiro.

Dimensões e Estilo Exterior

A mais recente geração do Peugeot 2008 cresceu mais de 15 centímetros em comparação ao modelo anterior. Agora, o 2008 apresenta-se como um verdadeiro utilitário esportivo, abandonando a imagem de perua alongada do modelo ainda disponível por aqui. Suas dimensões são de 4,30 metros de comprimento, 2,60 metros de entre-eixos, 1,77 metros de largura e 1,55 metros de altura. Pesando leves 1.230 quilogramas, o novo 2008 oferece um porta-malas com capacidade de 377 litros, o que é razoável, embora não o maior da categoria.

O visual é um dos grandes destaques do novo Peugeot 2008, e o SUV é simplesmente deslumbrante. Especialmente agora, com a linha 2024 reestilizada, que é justamente o modelo que será lançado no Brasil. Na dianteira, o veículo apresenta uma bela grade com fragmentos cromados e um conjunto óptico full LED, incluindo luzes de neblina. Uma mudança significativa é a ausência das luzes diurnas em formato de dentes de sabre, substituídas pelo novo design de garras de leão também nos para-choques dianteiros.

Anteriormente, essas garras eram exclusivas das lanternas traseiras, mas agora adornam tanto a frente quanto a traseira do veículo. Nas laterais, o novo 2008 exibe uma pintura bitom, apliques cromados na base das portas e rodas que chegam até 18 polegadas com acabamento diamantado. Na traseira, o design é ainda mais impressionante que o do 3008. O modelo conta com spoiler integrado, dupla saída de escape, apliques cromados no para-choque e lanternas full LED, realçando ainda mais sua elegância e modernidade.

Motorização e Versão Elétrica

Aqui no Brasil, o novo Peugeot 2008 estará disponível com duas opções de motorização a combustão, além de manter a versão elétrica já comercializada no país, que continuará sendo o modelo topo de linha. Nas versões de entrada, o novo 2008 contará com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta de combustível, o mesmo presente no Fastback e no novo 208, entre outros. Este motor entrega 130 cavalos de potência e 20,4 quilogramas-força metro de torque, acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT que simula sete marchas. O desempenho promete ser um pouco superior ao dos concorrentes 1.0 turbinados, e os consumos médios devem ser similares com do Fastback.

Nas versões mais caras, o novo Peugeot 2008 contará com o potente motor 1.3 turboflex com injeção direta de combustível e quatro cilindros. Esse motor oferece impressionantes 185 cavalos de potência e 27,5 quilogramas-força de torque, combinados com uma transmissão automática de seis marchas. Certamente, o desempenho será um dos principais atrativos deste modelo, que, aliado ao seu baixo peso, também promete ser bastante econômico

Atualmente, o Peugeot 2008 é comercializado no Brasil na versão 100% elétrica, com 136 cavalos de potência e 26,5 quilogramas-força de torque. O e-2008 acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 9,9 segundos e tem uma autonomia de 234 quilômetros com uma carga completa, de acordo com o Inmetro.

Interior e Equipamentos

A nova segunda geração do Peugeot 2008 segue a mesma proposta do 208, oferecendo um ambiente extremamente moderno e tecnológico com o i-cockpit, que, na minha opinião, é um dos interiores de carros mais bonitos da atualidade. O acabamento é de qualidade, com revestimento suave ao toque no painel e áreas em couro nas portas. No entanto, é esperado que o modelo fabricado no Brasil passe por adaptações para o mercado local, o que pode resultar em alguns plásticos duros.

O novo Peugeot 2008 oferece uma gama abrangente de recursos, incluindo iluminação ambiente em LED, chave presencial, teto solar panorâmico, alavanca de câmbio em estilo joystick e freio de estacionamento elétrico. No modelo europeu, há ainda elementos mais sofisticados, como o Auto Road Park Assist, seletor de modos de condução, carregamento de celulares por indução, climatização digital, sistema de som premium, retrovisores rebatíveis eletricamente, volante multifuncional, painel digital com visores 3D configuráveis, entre outros. A central multimídia é destacada por uma tela generosa de 10,1 polegadas e oferece conectividade sem fio para Apple CarPlay, Android Auto, câmera de ré e GPS nativo, proporcionando uma experiência de alta tecnologia e conveniência ao motorista e seus passageiros.

Segurança

O Peugeot 2008 se destaca como um modelo sofisticado e completo, superando facilmente concorrentes como o Fastback e o Renegade. O veículo oferece uma gama de recursos que garantem uma condução mais segura e tranquila. Entre eles estão os freios a disco com ABS nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade, seis airbags, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e alerta de pontos cegos, além de um avançado sistema de detecção de animais, pedestres e ciclistas em todas as versões.

Nas configurações mais luxuosas, como a Griffe e a GT, o carro inclui recursos adicionais de segurança, como alerta de mudança de faixa, sistema de câmeras de 360 graus, alerta de tráfego cruzado traseiro e comutação de farol alto automático. Além disso, oferece piloto automático adaptativo com a função stop and go, entre outros, garantindo uma experiência de condução ainda mais segura e confortável.

Competitividade e Preços

A produção do novo Peugeot 2008 na Argentina traz uma vantagem significativa em termos de custos, já que não há impostos de importação para o país vizinho. Isso certamente contribuirá para que o modelo tenha preços competitivos no Brasil. Estima-se que os valores por aqui variem entre R$ 130 mil e R$ 170 mil para a versão mais completa, destacando-se os recursos de direção semiautônoma. Essa faixa de preço coloca o novo 2008 em competição direta com os líderes de mercado, como o Hyundai Creta, cujos preços variam entre R$ 135.390 e R$ 185.890 para a versão mais cara Night Edition.

Acima dessa faixa de preço, encontramos modelos que frequentemente são considerados superfaturados, como o Honda HR-V, com preços que começam em R$ 151.200 e podem chegar a incríveis R$ 195.800 na versão Touring. O Jeep Renegade também se destaca nesse segmento, com preços que começam em R$ 139.790 para a versão de entrada e podem chegar a R$ 180.990 para as versões topo de linha 4×4 Trailhawk e Série S. Vale ressaltar que no Renegade, o teto solar ainda é um opcional que adiciona cerca de R$ 10 mil ao preço final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *