
O recém-lançado Monza híbrido surge como uma séria concorrência para o Corolla, oferecendo uma relação custo-benefício excepcional. Disponível em países próximos como o México, este Sedan destaca-se como um dos veículos mais fascinantes naquelas regiões. Originado da China, juntamente com modelos como o Tracker e Onix, o Monza substituiu o Cruze e resgata o nome do clássico Sedan das décadas de 80 e 90. No Brasil, foi revelado ao público em 2019 e passou por uma atualização de meia vida no início deste ano, alinhando-se mais aos modelos contemporâneos da Chevrolet.

Características Gerais
O Monza, construído sobre a mesma plataforma estendida do Tracker, destaca-se por sua segurança abrangente, comprovada nos testes realizados pelo Latin Ncap. Com o porte do Corolla, está prestes a atrair diversos clientes desse modelo devido ao seu custo de produção mais baixo, resultando em um preço final mais atrativo. Como resultado, emerge como um concorrente direto do Siri Versa e outros veículos similares.

Dimensões e Design
O Sedan, com dimensões semelhantes ao atual Cruze, apresenta 4,64 metros de comprimento, 2,64 metros de entre-eixos, 1,79 metros de altura e 1,48 metros de largura, pesando até 1265 kg GR e oferecendo um amplo porta-malas com capacidade para 510 litros.
O design é esteticamente agradável, lembrando uma versão ampliada do Onix Plus, com destaque para a grade em Black Piano, falsas entradas de ar no para-choque e faróis full LED na frente. Nas laterais, exibe uma silhueta fluida e limpa, com rodas de 16 polegadas na versão topo de linha, e na traseira, apresenta um spoiler integrado, um para-choque com design esportivo e detalhes em Black Piano, além de lanternas traseiras em LED.

Motorização e Desempenho
O recém-lançado Monza adota uma abordagem híbrida em sua motorização, com um conjunto propulsor de 1.3 turbo de três cilindros e injeção direta de combustível, operando exclusivamente com gasolina, complementado por um sistema híbrido leve de 48 V. Isso proporciona uma potência de 165 cavalos e um torque de 23,5 kg, conectados a uma transmissão automática do tipo CVT simulando nove marchas.
Destacam-se as médias de consumo impressionantes de 21,6 km por litro em circuito misto, além da otimização da regeneração de energia durante a frenagem e o uso eficiente da tecnologia start-stop. Como alternativa mais simples, oferece o motor de 1.2 L turbo de três cilindros do Tracker, entregando até 130 cavalos, com opções de transmissão manual de seis marchas ou automática de seis marchas. O desempenho é considerado razoável, com médias de consumo igualmente boas.

Interior e Conforto
No interior, a qualidade do acabamento do Monza é razoável, com presença de plásticos mais rígidos, semelhante ao observado no Cruze e no Equinox. No entanto, sendo um automóvel de porte médio derivado da plataforma de um compacto, há certas limitações nesse aspecto. Apesar disso, o espaço interno é destacável, oferecendo conforto para cinco ocupantes.
O veículo apresenta uma gama variada de recursos, incluindo chave presencial, sistema de climatização digital, carregamento sem fio para celulares, um sistema de som da marca Bose, quatro tomadas de carregamento para dispositivos móveis, teto solar, volante multifuncional e um impressionante painel de 10 polegadas em alta definição repleto de funcionalidades, entre outras características.
Além disso, o Monza está equipado com um sistema de multimídia integrado ao painel de 10 polegadas, oferecendo conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de contar com câmera de ré e GPS nativo.

Segurança e Tecnologia
O Monza destaca-se por sua completa oferta de recursos de segurança, sendo equipado em todas as suas versões com freios a disco e ABS nas quatro rodas, controles de tração e estabilidade, além de seis airbags nas versões mais sofisticadas, como a RS, LTZ e Premiere.
Adicionalmente, possui um radar frontal que incorpora funcionalidades como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, comutação automática de farol alto, assistente de correção de faixa e, como novidade para a linha 2024, o piloto automático adaptativo, incluindo a desejada função stop and go, tornando-o um exemplo notável dentro de sua categoria em termos de segurança e tecnologia.

Posicionamento no Mercado e Concorrência
Ausência de um modelo ligeiramente maior após a descontinuação do Cruze na Argentina. O Monza é apresentado como uma opção intrigante, produzido no México e isento de impostos de importação para o Brasil.
Previsão de preço entre R$ 130.000 e R$ 150.000, competitivo em relação ao Corolla e ao Sentra. Referência aos preços e equipamentos dos concorrentes Corolla e Sentra no mercado brasileiro.